Data Horário Ingressos Locais
16.09.2017 Das 11h às 13h Gratuita Ágora

Ciclo Conferências e ciclos de debates

A programação dos ciclos de debates da 2a edição de Frestas Trienal de Artes divide-se em três eixos temáticos. Estes destrincham o próprio título da exposição em uma série de encontros propostos junto com a curadoria do educativo.

Nos meses de setembro, outubro e novembro, serão discutidos temas que podem ser relacionados aos conceito de ‘entre’, ‘pós-verdades’ e ‘acontecimentos’ – de modo a refletirmos criticamente sobre a própria investigação estética e filosófica apresentada pelo evento.

:::: MÓDULO 1 – ENTRE | Corpos que dizem sim

Com Glamour Garcia, Paula Sibilia e mediação de Miro Spinelli

Diante de revisões na concepção essencialista de gênero relacionadas à identidade sexual binária mulher-homem, compreende-se que ideias de feminilidade e masculinidade não são categorias imutáveis definidas pela biologia, mas construções sociais atravessadas por outras categorias como o conceito de “raça”, classe social ou identidade sexual. Diante destas questões, a mesa comenta como vem se dando a apresentação e inserção dos sujeitos e corpos transgênero na mídia e no sistema das artes contemporâneas.

Não recomendado para menores de 10 anos

Paula Sibilia é professora do PPG em Comunicação e do Departamento de Estudos Culturais e Mídia da Universidade Federal Fluminense (UFF). Pesquisadora bolsista do CNPq, é autora dos livros O homem pós-orgânico (2002, reeditado em 2015), O show do eu: A intimidade como espetáculo (2008, reeditado em 2016) e Redes ou paredes: A escola em tempos de dispersão (2012). É mestre em Comunicação (UFF), doutora em Comunicação e Cultura (UFRJ) e em Saúde Coletiva (UERJ), com pós-doutorado na Université Paris VIII.

Glamour Garcia é atriz e performer. Residente na cidade de São Paulo, cursou Comunicação das Artes do Corpo na PUC-SP e é uma das mais importantes artistas transex do momento, tendo trabalhado de forma colaborativa no teatro, dança, performance, cinema e artes plásticas.

Miro Spinelli é artista transmídia e pesquisador atuante no Rio de Janeiro e em Curitiba. É mestrando no Programa de Pós-Graduação em Artes da Cena da UFRJ, onde pesquisa as intersecções entre os estudos das performance e de gênero através de uma abordagem descolonial e interessada na escrita enquanto prática performativa. É integrante do Água Viva Concentrado Artístico, sediado em Curitiba, onde atua, além da produção artística, como curador da Transborda – Mostra de Performance e como gestor cultual. Interessa-se por temas como precariedade, abjeção, política dos afetos e transgeneridades, tendo como foco o corpo e suas possíveis poéticas e políticas.