Data Horário Ingressos Locais
21.10.2017 Das 11h às 13h Gratuita Ágora

Ciclo Conferências e ciclos de debates

A programação dos ciclos de debates da 2a edição de Frestas Trienal de Artes divide-se em três eixos temáticos. Estes destrincham o próprio título da exposição em uma série de encontros propostos junto com a curadoria do educativo.

Nos meses de setembro, outubro e novembro, serão discutidos temas que podem ser relacionados aos conceito de ‘entre’, ‘pós-verdades’ e ‘acontecimentos’ – de modo a refletirmos criticamente sobre a própria investigação estética e filosófica apresentada pelo evento.

:::: MÓDULO 2 – PÓS-VERDADE | Arte, Verdade e Real

Com Taísa Palhares (UNICAMP) e Sérgio Bruno Martins (PUC-RJ) e mediação Ana Maria Maia

A partir de referenciais artísticos, teóricos e históricos, os participantes são convidados a refletir sobre a impossibilidade de definir verdade e real como conceitos determinantes da qualidade do objeto de arte. Compreendendo que não há regras nem réguas para definí-lo na contemporaneidade, indagamos como analisar e avaliar este objeto em sua dimensão crítica e histórica, perante um sistema por vezes bastante influenciado pelas forças de um mercado que tudo absorve e transforma em produto.

Não recomendado para menores de 10 anos

Sérgio Bruno Martins é professor do Departamento de História PUC-Rio e autor do livro Constructing an Avant-Garde: Art in Brazil, 1949-1979 (MIT Press, 2013). Tem ensaios e artigos publicados em revistas nacionais e internacionais, como October, Third Text, Novos Estudos e Artforum, e também em diversos catálogos, como Cildo Meireles (Reina Sofia and Serralves, 2013), Alexander Calder: Performing Sculpture (Tate Modern, 2015) e Hélio Oiticica: to Organize Delirium (Carnegie, Art Institute of Chicago and Whitney, 2016).

Taísa Palhares é professora de Estética no Departamento de Filosofia da Universidade Estadual de Campinas (IFCH/Unicamp). Foi pesquisadora e curadora da Pinacoteca do Estado de São Paulo, de 2003 a 2015, sendo responsável pelo projeto de exposição retrospectiva “Mira Schendel” (2013/2014), em parceria com a Tate Modern. Autora do livro “Aura: a crise da arte em Walter Benjamin” (Fapesp/ ed. Barracuda, 2006), atua como crítica de arte desde 2000 e foi uma das idealizadoras e co-editoras da revista independente de arte e crítica “Número” (2003-2010). Atualmente desenvolve pesquisa sobre a percepção estética como jogo em Walter Benjamin e sua relação com a arte moderna e contemporânea.

– Ana Maria Maia é pesquisadora, curadora e professora de arte contemporânea, nascida no Recife e radicada desde 2009 em São Paulo. Faz doutorado em Teoria e Crítica de Arte na Universidade de São Paulo. Foi curadora adjunta do 33º Panorama de Arte Brasileira do Museu de Arte Moderna de São Paulo (2013) e curadora do Rumos Artes Visuais do Itaú Cultural (2011-12). É autora do livro Arte-veículo: intervenções na mídia de massa brasileira (Editora Aplicação, 2016).