Santos, 1970. Vive em Berlim

Durante a ditadura militar, entre 1976 e 1978, Fabiano Marques morou em Sorocaba. Na época, seu pai era juiz e sua mãe, professora de geometria. A memória da cidade e o desejo de refletir sobre o papel do poder judiciário na situação política atual do país, à luz da leitura crítica de acontecimentos passados, unem-se na possibilidade de investigar, com um grupo de estudantes de direito, processos julgados naquele período de sua infância.

Em Os processos (2017), Marques trabalha em colaboração com estudantes e professores da Universidade Paulista (Unip) de Sorocaba para selecionar e escrever sinopses e vereditos para os autos dos livros de registros da 1a Vara do Fórum de Sorocaba. O objetivo é anexar esse material ao arquivo oficial, tornando-o acessível à consulta pública,algo ainda não realizado com a documentação do período.

Libra (2017) consiste em uma escultura em metal que, instalada de modo a poder ser vista contra o céu, aponta para a constelação cujo nome pega emprestado. Na obra, as estrelas se convertem em vértices ligados por linhas com medidas proporcionais às de suas respectivas distâncias da Terra. A distorção pela perspectiva a aproxima da forma cônica de um telescópio e recoloca a questão da parcialidade da visão, sempre estabelecida a partir de um lugar.

[Y.R.]

Obras

Libra, 2017
ferro
CONSULTORIA DE ASTRONOMIA Martha Terenzzo e Axel Jaccobs
AUTOCAD Gabriela Lessa

Os processos, 2017
WORKSHOP COORDENAÇÃO JURÍDICA Elisa Rosa
PARTICIPANTES alunos do curso de Direito da Faculdade Unip de Sorocaba