Data Horário Ingressos Locais
16.09.2017 Das 15h às 17h Gratuita Ágora do Sesc Sorocaba

Ciclo Conferências e ciclos de debates

A programação dos ciclos de debates da 2a edição de Frestas Trienal de Artes divide-se em três eixos temáticos. Estes destrincham o próprio título da exposição em uma série de encontros propostos junto com a curadoria do educativo.

Nos meses de setembro, outubro e novembro, serão discutidos temas que podem ser relacionados aos conceito de ‘entre’, ‘pós-verdades’ e ‘acontecimentos’ – de modo a refletirmos criticamente sobre a própria investigação estética e filosófica apresentada pelo evento.

:::: MÓDULO 1 – ENTRE | Plataformas e centros culturais experimentais

Com Beatriz Lemos, Benjamin Seroussi e mediação de Yudi Rafael

Se a instituição de arte tem se tornado cada vez mais uma plataforma multifuncional, um lugar para educação e pesquisa, funcionando por vezes como centro cultural comunitário, o trabalho curatorial não mais concerne apenas à apresentação de obras e à organização de exposições. Assim, um agente no campo da arte contemporânea deve atuar também no campo mais ampliado da cultura. Neste encontro, os convidados discutem suas experiências e práticas em projetos como a plataforma Lastro – Intercâmbios Livres em Arte, idealizada por Beatriz Lemos, e os centros culturais Casa do Povo e Vila Itororó, espaços em que Benjamin Seroussi atuou como gestor e curador.

Não recomendado para menores de 10 anos

Beatriz Lemos atua como curadora especializada em artes e redes. Mestra em História Social da Cultura (PUC-RJ), é editora do selo de publicações Sismos Editorial e idealizadora da plataforma Lastro (www.lastroarte.com), pela qual realizou viagens de pesquisa com artistas e curadores brasileiros pela América Central e Bolívia. Entre 2015 e 2016, integrou o programa Curador Visitante da Escola de Artes Visuais do Parque Lage (2015-2016), que se desenvolveu para a Biblioteca e Centro de Documentação e Pesquisa, e atualmente é parte do júri curatorial do 20º Festival de Arte Contemporânea – Sesc/Videobrasil.

Benjamin Seroussi é curador, editor e gestor cultural. Diretor da Casa do Povo, uma associação cultural sem fins lucrativos, fundada há mais de 60 anos no bairro Bom Retiro, em São Paulo. Trabalhou como curador-convidado do projeto Vila Itororó, Canteiro Aberto, para projetar um centro cultural neste conjunto de prédios do bairro Bela Vista. Além disso, foi editor de várias publicações e realizou diversas pesquisas no Brasil. É mestre em Sociologia pela Escola Normal Superior de Paris e pela Escola de Estudos Superiores em Ciências Sociais, e em Gestão Cultural pelo Instituto de Estudos Políticos (Sciences-Po).

Yudi Rafael é pesquisador e curador, doutorando pelo Departamento de Culturas Ibéricas e Latino-Americanas da Universidade Columbia. É curador assistente de Frestas Trienal 2017: Entre Pós-Verdades e Acontecimentos (Sesc Sorocaba, 2017). Foi co-curador do projeto Residência Artística Cambridge (Ocupação Hotel Cambridge, 2016-2017), curador convidado de Potlach – Trocas de Arte (Sesc Belenzinho, 2016) e curador, dentre outras, de solo sul (Oficina Cultural Oswald de Andrade, 2016), primeiro de maio (Croatã, 2015) e 1:1 (Casa Contemporânea, 2014).