São Paulo, 1961. Vive em Berlim

Um vazio pleno (2017) discute a omissão da presença indígena na história de Sorocaba. Em colaboração com o ceramista guarani Maximino Rodrigues, Alves confeccionou réplicas de urnas funerárias, moringas e cacos presentes no Museu Histórico Sorocabano. O material foi inserido em diversos pontos na região central da cidade, reinscrevendo sua presença no espaço público e no imaginário local.

Em diálogo com a família do líder guarani Joaquim Augusto Martim, fundador da Aldeia Yyty, no pico do Jaraguá, a artista convidou as educadoras guarani Eunice Martim e Poty Poran para realizar uma conferência sobre a realidade guarani no estado de São Paulo. A fala teve início no largo de São Bento, diante do monumento a Baltasar Fernandes, bandeirante fundador de Sorocaba, e foi seguida de caminhada até a praça Dr. Arthur Fajardo, junto ao monumento a Rafael Tobias Aguiar, fundador da Polícia Militar.

O conjunto de entrevistas em vídeo, apresentadas na unidade, foram gravadas com câmera de celular por estudantes indígenas no campus de Sorocaba da Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR), como parte de um workshop de arte contemporânea indígena ministrado pela artista.

Obras

Um vazio pleno, 2017
técnica mista
FABRICAÇÃO DE CERÂMICA Maximino Rodrigues, Michely Aquino Vargas, Aldeia Jaguapirú
WORKSHOP DE CERÂMICA Giselda Pires de Lima Jera, Aldeia Tekoa Kalipety
PALESTRA Poty Poran Turiba Carlos, Aldeia Tekoa Tenode Porã e Eunice Augusto Martim, Aldeia Tekoa Yyty
FOTOGRAFIAS Michely Aquino Vargas
ASSISTENTE DE PROJETO Wilma Lukatsch
POSTER Valeria Hasse
PRODUÇÃO E DIREÇÃO DOS VÍDEOS  PET Conexões Saberes Indígenas ( tutoria: Profa. Dra. Monica Caron ; estudantes: Alberto Cruz, Jeika Kalapalo, Jheniffer B. Oliveira Pêgo, Kelly Holanda B. Caetano, Laerte R. Tsimbarana’õ, Lucas Pinto Quirino, Lucilma I. Spinelli, Nailson M. Tomaz, Rayana da S. Freire, Rosângela B. Braga, Samuel Afonso e Solange T. Paique)
EDIÇÃO DE VÍDEOS Bruno Lotelli
AGRADECIMENTO Universidade Federal de São Carlos – Campus Sorocaba (UFSCar); Museu de Arte Contemporânea de Sorocaba (MACS); Associação Bethel; Capela Senhor do Bonfim João de Camargo